segunda-feira, 25 de maio de 2009

À Flor da Pele

O que será que me dá ?

Distraída, deixo escrito num pedaço de papel o nome de alguém que não me sai da cabeça. E por mais que a razão queira disfarçar, sem nenhuma cerimônia o sentimento vem, dá o flagrante, e me denuncia.

"O que será que será,
O que não tem governo nem nunca terá,
O que não tem juízo..."

terça-feira, 19 de maio de 2009

JARDIM BOTÂNICO

São muitas as razões que me fazem escolher o Jardim Botânico como um dos lugares mais bonitos e aprazíveis para caminhar.

Dentre tantas vantagens destaco a sensação de segurança ao atravessar o portão de entrada, essencial para relaxar e ficar em paz. Soma-se a isso, o frescor do ar protegido pela diversidade e exuberância da vegetação, as agradáveis passagens pelo lago, pelas ruas, pontes e alamedas que se estendem ao longo do caminho, contornadas por centenárias palmeiras imperiais.

Um ponto ainda a favor, fica a mérito da civilidade dos frequentadores, que cuidam para que papéis e lixos sejam jogados nas inúmeras lixeiras estrategicamente espalhadas por todo o jardim.

No chão, o que se vê são algumas folhagens desprendidas das árvores e pequenos esquilos que ora surgem. No alto, ao longo do caminho e com um pouco de sorte, pode-se encontrar curiosos macaquinhos, que dão o ar da graça, para alegria e deleite dos visitantes.

Quando tenho uma questão importante para conversar, um problema para o qual preciso encontrar solução, ou quando simplesmente estou em paz e feliz, os caminhos não me levam a Roma, mas todos me levam ao Jardim Botânico.

Foto: Tirada por mim com a câmera do celular

sábado, 16 de maio de 2009

"A vida é um demorado Adeus"


Ontem fui para o trabalho lendo na Revista Bravo deste mês de maio uma reportagem assinada por Armando Antenore sobre Fernanda Montenegro. A matéria é o resultado de uma conversa de quatro horas com a atriz que, às vésperas de completar 80 anos, fala da sua mais recente peça, com data para ser apresentada em São Paulo a partir do dia 20 de maio.

A peça intitulada "Viver sem Tempos Mortos" é um monólogo sobre a filósofa e escritora Simone de Beauvoir (1908-1986), ícone do feminismo e parceira de outro célebre filósofo, o existencialista Jean-Paul Sartre.

Com uma camisa social branca e uma calça preta, a atriz senta-se numa cadeira também preta, único objeto em cena, e permanece lá durante toda a apresentação sob um persistente foco de luz.

... e não precisa de nada mais quando se trata de Fernanda!

No link abaixo trecho da entrevista da atriz na Revista Bravo.

http://bravonline.abril.com.br/conteudo/multimidia/entrevista-fernanda-montenegro-468643.shtml

Vale a pena conferir e ler a entrevista no site da revista. Ir ao teatro ver Fernanda Montenegro é sempre garantia de estar diante de um espetáculo da maior qualidade e, ainda, resgatar o orgulho de ser brasileiro pelo fato de termos em Fernanda Montenegro, sem sombras de dúvidas, uma das grandes e melhores atrizes dos tempos atuais.

Uma curiosidade:

Já não lembro exatamente o ano, mas no fim da década de 70 ou começo de 80, fui com um grupo de amigos assistir no Teatro Tablado uma peça de teatro amador em que Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro e Fernando Torres, encenava "Hoje é Dia de Rock". Terminada a apresentação, fui convidada por amigos comuns meus e da Fernanda Torres para uma "social" em sua casa. Até hoje tenho gravado na memória a imagem bonita do casal Fernanda Montenegro/Fernando Torres nos recebendo no Bairro do Jardim Botânico, onde moravam. E lembro ainda do quanto me chamou atenção a presença marcante e cheia de personalidade da atriz, que vestia uma saia longa com uma blusa cacharel preta. Fernanda, que estava simplesmente à vontade em sua casa, esbanjava elegância e estilo ao lado de Fernando, marido e companheiro da vida toda!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Rio Antigo - Arco do Telles







Hoje fiz um caminho que me encanta e que adoro no centro da cidade do Rio de Janeiro. Por sorte, este charmoso lugar, fica muito perto do meu trabalho e estou lá quase que diariamente. Almoço, visito galerias de arte, entro nas livrarias e sebos, tomo café, confiro as novidades.
O Arco do Telles está localizado na Praça Quinze de Novembro. A antiga residência setecentista foi construído no século XVIII pela família Telles de Menezes. O Arco dá acesso à Rua do Comércio, que vai até a Rua da Lapa dos Mercadores, formando um interessante conjunto de casas. Hoje é um dos monumentos mais expressivos da influência portuguesa no Rio de Janeiro.

Fotos: Tiradas com a câmera do celular

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4
M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3
F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3
N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO,
M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO
O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M
PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R
B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!
P4R4BÉN5!

Tarde de outono em Ipanema


Foto tirada por mim com a câmera do meu possante celular

SOBRE EVA CASSIDY

Há tempos atrás descobri a voz da cantora e intérprete Eva Cassidy, nascida no ano de 1963, em Maryland, nos Estados Unidos, e falecida precocemente, vítima de câncer, em 1996.

Cassidy iniciou sua carreira profissional, cantando e tocando violão na banda Easy Street, que se apresentava em casamentos, festas corporativas, bares com música ao vivo, executando vários estilos musicais, sem conseguir em vida um contrato com gravadoras. O principal obstáculo foi sempre sua recusa em ser enquadrada em um gênero musical específico.

Em janeiro de 1996, Cassidy gravou seu primeiro álbum solo - Live at Blues Alley. Em julho do mesmo ano, Eva foi diagnosticada com melanoma, já com metástases. Sua saúde piorou rapidamente e ela morreu em novembro, com apenas 33 anos de idade.

Mas a morte não encerrou sua trajetória musical. No começo de 2001, após um trabalho de divulgação da rádio BBC, o álbum Songbird alcançou o 1º lugar em vendagem na Grã-Bretanha. Os álbuns lançados postumamente já venderam mais de 4 milhões de cópias.

Discografia

. The Other Side (1992), com Chuck Brown

. Eva by Heart (1997) - único álbum gravado integramente em estúdio
Live at Blues Alley (1997)

. Songbird (1998) - compilação de álbuns anteriores - 1º lugar em vendagem na Inglaterra em 2001

. Time After Time (2000) - 25º lugar em vendagem na Inglaterra

. No Boundaries (2000)

. Method Actor (2002)

. Imagine (2002) - 1º lugar em vendagem na Inglaterra

. American Tune (2003) - 1º lugar em vendagem na Inglaterra

. Wonderful World (2004) - compilação de faixas de álbuns anteriores - 11º lugar em vendagem na Inglaterra

. Somewhere (2008)

Copiar e colar para ouvir Eva Cassidy os seguintes links:

http://www.youtube.com/watch?v=XSXYu-3r1S8

http://www.youtube.com/watch?v=eUwTdqPkluY

http://www.youtube.com/watch?v=AFFo1pu4q7Q&feature=related

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Voltando do trabalho para casa

Conselho de ética e Pão de Açucar:

Um dia ainda hei de conseguir dar um basta na leitura do caderno de política do jornal e acabar de vez com a sensação de náusea que certas notícias provocam. Vou trocar definitivamente a notícia pela paisagem do Pão de Açucar.

O assunto irritante do momento é o jogo de empurra entre deputados, para que alguém se disponibilize a substituir Sergio Moraes (PTB-RS), no cargo de relator do Conselho de Ética do caso Edmar Moreira, depois da declaração do deputado federal e atual relator, de que "está se lixando para a opinião pública". Nenhum deputado quer segurar esta bandeira, pois sabem que não são éticos o suficiente para tal responsabilidade.

Foto: Tirada com a câmera do meu celular

Hoje fui a trabalho à Friburgo, cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro. Na volta aproveitei para fazer umas comprinhas para mim e para as minhas filhas.

Um pouco sobre a cidade de Nova Friburgo:

"A colônia de Nova Friburgo foi criada por decreto real no dia 16 de maio de 1818, quando D. João VI contratou a vinda de 400 famílias suíças para instalar-se nesta área, que na época era conhecida como Fazenda do Morro Queimado.

Em 1824, foi acrescido à Vila de Nova Friburgo um contingente alemão. A partir dessa data, a região passou a receber imigrantes italianos, libaneses espanhóis e japoneses, entre outros, e acolheu a todos com o mesmo carinho com que até hoje trata seus visitantes. Essa colonização se reflete na arquitetura, gastronomia e hospitalidade do povo.

· Natureza pura: Nova Friburgo está localizada em uma das maiores reservas da fauna e da flora do planeta. É ideal para respirar o ar puro da montanha, tomar banho de cachoeira, pescar trutas, observar a cidade do alto das montanhas.

· História e cultura: Museus, centro de documentação, feiras de artesanato, festivais de poesia e das culturas colonizadoras, parques e atrações que não existem em outros lugares do Estado.

· Comércio líder: É hoje um destaque nacional no pólo de moda íntima, com centenas de lojas de lingerie, oferecendo qualidade e preços irresistíveis."

Foto: Tirada durante a viagem com a câmera do celular

sexta-feira, 8 de maio de 2009

VELEJANDO...

Esperança

"Creio no improvável, pois se acreditarmos só nas probabilidades, estaremos caminhando para o caos.

... Mas o improvável pode acontecer.

Um segundo princípio da esperança: onde cresce o perigo, cresce também o que salva.

E ainda um terceiro: ...no mais profundo da humanidade, no inconsciente trabalham as forças que regeneram, forças que salvam."

É chegado o tempo de responder ao desafio da complexidade planetária. É preciso reconhecer as ambivalências e contradições presentes por toda parte.

Somos chamados a empreender em cada um de nós um grande combate espiritual. O espírito humano traz em si mesmo os piores males, como a incompreensão, a cegueira, a ilusão, a loucura. Mas traz igualmente, a possibilidade de racionalidade, de lucidez, de compreensão, de compaixão."

Edgard Morin