quarta-feira, 1 de julho de 2009

A ARTE DE LER

Na semana passada fui à Livraria Saraiva da Rua do Ouvidor comprar papel tamanho ofício para o meu trabalho e acabei saindo de lá com dois livros novos. Um deles, "A Arte de Ler", do autor francês Émile Faguet (1847-1916), membro da Academia Francesa em 1911 e intelectual, que assinou escritos famosos sobre La Fontaine, Flaubert, Freud, Nietzsche, Honoré de Balzac e Jean-Jacques Rousseau, entre outras obras com enfoque político e moral sobre liberalismo, socialismo, pacifismo e feminismo.

"A arte de ler" trata do gosto pela leitura, de técnicas que servem para que todo prazer decorrente dessa atividade seja bem aproveitado.

A palavra ler, que vem do latim legere, significa ao mesmo tempo ler e colher, por isso Faguet define a leitura como A Arte de Colher Idéias.

O outro livro que comprei foi "CARTA PARA VOCÊ - Declarações de Amor em Tempos Modernos".

Trata-se de uma coletânea de cartas de amor criadas, a pedido dos editores Joshua Knelman e Rosalind Porter, por alguns dos mais importantes escritores da nova geração, para dar vida a um costume que parece ter sido esquecido.

Este ainda não comecei a ler, mas posteriormente comentarei e deixarei aqui a minha impressão. Preciso antes terminar a leitura de "A Arte de Ler", que está apenas no começo.

Para finalizar, como diz Émile Faguet:

"E assim, a leitura, um dos mais seguros instrumentos de progresso intelectual, é o elixir que impede aos homens transformar-se em animais."

3 comentários:

  1. boas dicas... e passear na rua do ouvidor é tudo de bom !!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo,
    Também adoro. É tudo de bom mesmo!!! Agradeço a sua visita e participação. Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Livrarias são um vício, saio de casa para caminhar e logo chego ao shooping, paro par descansar sento e fico vendo todas as novidades.
    O tempo voa!
    Beijos.

    ResponderExcluir