quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Tiradentes/MG

Hoje eu vou falar de Tiradentes, esse encanto de cidade que eu recomendo e não canso de visitar.Durante o dia ou à noite, caminhar pelas ruas da cidade é uma delícia. Não apenas pela beleza arquitetônica dos casarios coloniais, mas também pelo charmoso comércio que se estende ao longo das ruas principais.Com uma boa garimpagem encontram-se aquelas pequenas sutilezas indispensáveis para vestir com bom gosto e graça qualquer casa. E mais ainda, as opções de antiquários, galerias de arte, museus, igrejas, restaurantes e inumeráveis outras lojas, que expõem objetos de cerâmica, madeira e artesanatos típicos da região. Falar de Tiradentes e não mencionar a cozinha mineira é cometer uma enorme heresia. Além da excelente comida caseira da Nazaré, dona da casa que alugo toda vez que visito a cidade, gosto do restaurante da Beth e tenho um carinho especial pelo simpaticíssimo restaurante Ora Pro Nobis, da Áurea, onde eu passei um reveillon em companhia da minha mãe, irmãos, minha filha mais nova e sobrinhos. Fica aqui a minha dica. Tiradentes merece ser visitada, porque é sinônimo de cultura, tradição e garantia de muito bom gosto!

Um pouco da história de Tiradentes:

Formada em início do século XVIII, a cidade de Tiradentes originou-se do pequeno arraial da Ponta do Morro. Graças à abundância do ouro encontrado, o arraial desenvolveu-se rapidamente, sendo elevado à categoria de vila em 1718, quando recebeu a denominação de São José del-Rei.
Nas primeiras décadas do século XVIII, foi construída a maior parte de seu casario e de suas edificações religiosas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em 1708, e a Matriz de Santo Antônio, em 1710. Ao redor das igrejas e capelas, localizadas em pontos elevados da cidade, as casas foram se firmando numa configuração que permanece até hoje.

Em 1889 passou a chamar-se Tiradentes, em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier. Hoje, uma das importantes fontes de renda da cidade é o turismo. A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, resguardando-se não só seu conjunto arquitetônico como também áreas de seu entorno paisagístico, especialmente a imponente Serra de São José com agradáveis cachoeiras e vegetação remanescente da Mata Atlântica.

5 comentários:

  1. belo comentário sobre a cidade de Tiradentes.Voltar a sentir minas.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia! Adorei o artigo...Uma amiga minha casou lá. Eu não pude ir mas as fotos ficaram incríveis. É um lugar que quero muito conhecer também!

    Bj,

    ResponderExcluir
  3. Oi Angela:
    Bom dia!
    Muito obrigado pela inclusão do meu blog entre seus favoritos. Vindo de você é um incentivo e tanto.
    Vendo agora as fotos e o que disse sobre Tiradentes, me deu vontade de conhecer. Tenho um fascínio por cidades históricas e adoro trens. A foto da Maria Fumaça é uma das melhores.
    Precisava ver o quadro que pintei aqui do lado a moda Pollock. rsrsrsr
    Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. Daniel,

    acho que você vai gostar muito de Tiradentes. É também uma cidade romântica.

    Também me distraio pintando como Pollock. Adoro!

    ResponderExcluir
  5. Hoje acabei de chegar de Tiradentes e o que falar desta cidade?Uma cidade histórica linda e de pessoas educadas e carismáticas.Visitei todos os lugares e as lojas que encantam com os artesanatos lindíssimos.Adorei estar em Tiradentes,e esta é a segunda vez que vou lá.Fiquei na Pousada da Bia e fui ao Restaurante da Angela em Bichinhos.Fiquei encantada com tudo,beijos.Eliane Botelho
    06 de outubro de 201o.

    ResponderExcluir