quarta-feira, 23 de setembro de 2009

UMA LENDA CHINESA

Era uma vez, uma jovem chamada Lin, que se casou e foi viver com o marido na casa da sogra.

Depois de algum tempo, começou a ver que não se adaptava à sogra.

Os temperamentos eram muito diferentes e Lin cada vez se irritava mais com os hábitos e costumes da sogra, que criticava cada vez com mais insistência.

Com o passar dos meses, as coisas foram piorando, a ponto da vida se tornar insuportável. No entanto, segundo as tradições antigas da China, a nora tem que estar sempre a serviço da sogra e obedecer-lhe em tudo.

Mas Lin, não suportando por mais tempo a ideia de viver com a sogra, tomou a decisão de ir consultar um Mestre, velho amigo do seu pai.

Depois de ouvir a jovem, o Mestre Huang pegou num ramalhete de ervas medicinais e disse-lhe: "Para te livrares da tua sogra, não as deves usar de uma só vez, pois isso poderia causar suspeitas. Vais misturá-las com a comida, pouco a pouco, dia após dia, e assim ela vai-se envenenando lentamente. Mas, para teres a certeza de que, quando ela morrer, ninguém suspeitará de ti, deverás ter muito cuidado em tratá-la sempre com muita amizade. Não discutas e ajuda-a a resolver os seus problemas."

Lin respondeu: "Obrigado, Mestre Huang, farei tudo o que me recomenda".

Lin ficou muito contente e voltou entusiasmada com o projeto de assassinar a sogra.

Durante várias semanas, Lin serviu, dia sim dia não, uma refeição preparada especialmente para a sogra. E tinha sempre presente a recomendação de Mestre Huang para evitar suspeitas: controlava o temperamento, obedecia a sogra em tudo e tratava-a como se fosse a sua própria mãe.

Passados seis meses, toda a família estava mudada. Lin controlava bem o seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Durante estes meses, não teve uma única discussão com a sogra, que também se mostrava muito mais amável e mais fácil de tratar com ela. As atitudes da sogra também mudaram e ambas passaram a tratar-se como mãe e filha.

Certo dia, Lin foi procurar o Mestre Huang, para lhe pedir ajuda e disse-lhe: "Mestre, por favor, ajude-me a evitar que o veneno venha a matar a minha sogra. É que ela transformou-se numa mulher agradável e gosto dela como se fosse a minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que lhe dou."

Mestre Huang sorriu e abanou a cabeça: "Lin, não te preocupes. A tua sogra não mudou. Quem mudou foste tu. As ervas, que te dei, são vitaminas para melhorar a saúde. O veneno estava nas suas atitudes, mas foi sendo substituído pelo amor e carinho que lhe começaste a dedicar. "

Na China, há um provérbio que diz:

"A pessoa que ama os outros também será amada".

Os árabes têm outro que diz:

"O nosso inimigo não é aquele que nos odeia, mas aquele que nós odiamos."

Fotos retiradas do arquivo de imagens do google

11 comentários:

  1. lindo!...

    "vendo tudo quanto tenho
    memória e imaginação
    por cinco reis de alegria
    pra dar ao meu coração"...

    ResponderExcluir
  2. Inspirador!!!!!!
    Um grande abraço,
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Quanta surpresa boa! Agradeço a presença de vocês aqui. Beijo
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Oi Ângela,
    Me identifiquei com seu blog, também gosto de poesias e escrever. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Angela, vou te dizer uma coisa. Essa história simples de desfecho bonito nos ajuda a ver a importância de olhar as pessoas por seus ângulos melhores. As vezes cometemos o erro de nos agarrar aos erros dos outros. Como se não tivéssemos os nossos.
    Mas devemos pensar que, assim como não gostamos que se concentrem nas nossas falhas, nós mesmos deveríamos valorizar mais os pontos fortes dos outros. Assim a vida fica mais fácil.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ângela,
    Bom dia,
    Sou eu novamente, faltou escrever que eu gostei muito dessa lenda, muito sábia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Angela, quando comecei a ler imaginei o desfecho, mas mesmo assim o final mexeu com as emoções. Uma estória tão interessante que mostra o quanto temos de aprender a olhar as pessoas e a tratá-las como se fossem a gente mesmo, pois assim tudo seria mais fácil e mais verdadeiro...ótima escolha...um abraço na alma...bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi Elcio, obrigada pela sua presença e pelo seu comentário. É realmente uma lenda singela, por isso gostei e a postei aqui. Tem a capacidade de ser simples e ao mesmo tempo tocante, como são todas as coisas verdadeiras. Minha alma agradece o abraço! Bjs
    Angela

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga, estes dias estava aconselhando minha nora que passa por uma pequena crise em seu casamento e falei sobre esta lenda chinesa...Linda e tão verdadeira! Amar é uma decisão e não um sentimento, não é mesmo?!
    Voltarei mais vezes pra ler suas coisinhas lindas! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Querida Angela, que historia linda e verdadeira. Tão necessária nos dias de hoje. Lindo post, parabéns!

    PS: Estava com saudades!

    Claudia

    ResponderExcluir