quinta-feira, 11 de junho de 2009

YVES SAINT LAURENT - VIAGENS EXTRAORDINÁRIAS

Ontem, eu e Bruna, a minha filha mais nova, almoçamos juntas na cidade e fomos ao Centro Cultural Banco do Brasil visitar a exposição deste grande mestre da alta costura.

A mostra reúne 50 criações originais do estilista, inspiradas na África, Ásia, Espanha, Marrocos, Rússia e Índia e faz parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil, organizado pelos governos dos dois países.

Os figurinos são acompanhados por mais de 240 acessórios, como braceletes, brincos, sapatos, chapéus e turbantes. As peças estão distribuídas numa grande sala pintada de cores fortes, reforçando o tom étnico da exposição, e pertencem ao acervo da Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent.


Nascido em 1936 em Orã, na Argélia, Yves Saint-Laurent começou a trabalhar com Christian Dior com apenas 17 anos.

Em 1961, se juntou a Pierre Bergé para abrir sua própria empresa. Em 1966, criou o primeiro smoking feminino, promovendo um novo papel da mulher na sociedade. Foi o primeiro a desenvolver uma linha prêt-à-porter de alta costura.
Em 40 anos de carreira, desenhou mais de 300 modelos.
Faleceu em Paris, no dia 1 de julho de 2008, aos 72 anos.

A exposição é aberta à visitação pública de terça a domingo e com data para terminar em 19 de julho de 2009. O Centro Cultural Banco do Brasil fica localizado na cidade do Rio de Janeiro, na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro, com entrada gratuita.

Fontes: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário