sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sapatinho de Cristal, Inverno e Clarice na Cabeceira

Hoje, ao chegar em casa, encontrei mais dois presentes na portaria do meu prédio. Um pelo meu aniversário no dia 10 deste mês, e o outro pelo natal que ainda está por vir. Neste ano, o meu aniversário foi recheado de surpresas maravilhosas, que me deixaram muito feliz. Telefonemas, presentes, abraços, beijos, brindes com caipivodkas e toda sorte de demonstração de afeto e consideração por parte dos amigos.

Há dois dias atrás recebi de Maceió, via sedex, "INVERNO e Outros Poemas", o primeiro livro, dentre outros, do querido amigo Ricardo Leal, acompanhado de uma linda e carinhosa dedicatória.
.
Simplesmente estou amando tudo isso e muito agradecida. Já tinha até me esquecido como faz bem ao coração ser mimada por pessoas tão queridas.
.
A todos, a minha sincera gratidão pelo carinho e pelo bem que fazem na minha vida!
.
Aproveitando o post, deixo aqui como sugestão de um ótimo presente de natal, o livro "Clarice na Cabeceira", uma coletânea novinha em folha de contos da escritora, lançada pela Editora Rocco neste mês de dezembro.
.

Sinopse
.
Clarice na cabeceira, organizado pela doutora em Letras Teresa Montero, é uma bem escolhida amostra de instantes de beleza retirados das obras de Clarice Lispector e apontados por 22 integrantes da legião de fãs da escritora. E não se trata de quaisquer fãs. Luis Fernando Verissimo, Fernanda Torres, Affonso Romano de Sant’Anna, Rubem Fonseca, José Castello, Maria Bethânia e Luiz Fernando Carvalho são algumas das personalidades que compõem o time estelar de colaboradores do livro.

A seleção afetiva realizada por esses escritores, atrizes, cineastas, cantoras, jornalistas e críticos literários reúne textos de cada um dos livros de contos de Clarice: Laços de família (1960), A legião estrangeira (1964), Felicidade clandestina (1971), A via crucis do corpo (1974), Onde estivestes de noite (1974) e A bela e a fera (1979). Junto a cada um desses 22 contos que compõem Clarice na cabeceira, cada um dos leitores convidados compartilha a experiência de ter Clarice Lispector em suas vidas, seja por ter convivido com ela em algum momento, seja apenas por meio de seus livros. Em ambos os casos, a presença da escritora se faz marcante.

Luis Fernando Verissimo presenteia os leitores com recordações da amizade com Clarice. Iniciada primeiro através dos pais, Erico e Mafalda, na década de 50, quando todos viviam nos Estados Unidos, e continuada na década seguinte com a convivência de vizinhos no bairro do Leme, no Rio de Janeiro. A primeira impressão de Verissimo foi igual a de todo mundo: fascinação. Não só pela beleza eslava, pelos olhos meio asiáticos ou pelo erre carregado que dava a sua fala um mistério especial, mas também pelo humor e “aquele jeito de garotona ainda desacostumada com o tamanho do próprio corpo” .

Enquanto alguns descrevem o deslumbramento diante do poder de Clarice de criar textos ricos de significados a partir de passagens aparentemente comuns do cotidiano, outros preferem calar-se, como fez Fernanda Torres: “Tenho até vergonha de escrever. Qualquer comentário me parece obsoleto.” Há quem se veja diante de um mistério insolúvel ao lançar um olhar mais demorado sobre determinado texto, como faz Claire Williams, especialista em literatura luso-brasileira da Universidade de Oxford, com “O ovo e a galinha”: “É um conto em que se descobre algo novo em cada leitor, e em que se perde. Nunca o entendo, mas não é propriamente para entender.”

Clarice na cabeceira revela os contos favoritos da autora de A hora da estrela e outros clássicos de acordo com as preferências de 22 formadores de opinião, e deixa no ar, implicitamente, a mesma pergunta para cada leitor: qual o seu texto de cabeceira de Clarice Lispector?

4 comentários:

  1. Oi Angela, quantos bons resentes hein! Andei meio afastado por causa da facul, mas estou de volta. Sabe que recebi dois bons resentes de amigos também, uma virtual e um olho no olho como costumo dizer, um amigo de longas datas, quase 40 anos de amizade, falta pouco para que a gente alcance esta marca. Ganhei um livro da Leticia e dele o DVD do Zeca baleiro...o livro já estou terminando de ler e o DVD já vi todinho.
    Boa a dica deste livro, pelo que li só fera, adoro Verissimo e Clarice tambem...
    Bom fim de semana...um abraço na alma...bjo

    ResponderExcluir
  2. Ola Angela, obrigada por fazer parte dos meus seguidores! Sabe que eu fico imaginando o que uma pessoa iluminada como voce tem a ver no meu blog. La so se ve coisa ruim a nao ser alguns poemas de minha irma poetisa e alguns meus que de vez em quando gosto de escrever. E so corrupcao e desmandos porem foi a forma que escolhi de alertar e de esclarecer. Seu espaco e um oasis de tranquilidade e paz. Obrigada! Virei visita-la mais vezes!

    ResponderExcluir
  3. Bela dica de leitura. Vou ver se encontro.
    Também agradecer as visitas e os belos comentários que sempre deixa.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  4. Oi Ângela,

    Que prazer saber que és sagitariana como eu (sou do dia 06)... não é à toa que temos tanto em comum!

    Parabéns e muitas felicidades!

    Cacau

    ResponderExcluir